16Jan 14

Vendas do comércio sobem 0,7% em novembro, acima do esperado

Já na comparação com novembro de 2012, as vendas do varejo tiveram alta de 7,0% em novembro passado, com destaque para o setor de supermercados.

RIO - As vendas do comércio varejista subiram 0,7% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal, informou nesta quinta-feira, 16, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio acima do esperado pelos analistas de mercado ouvidos pelo AE Projeções, que, na mediana, esperavam alta de 0,45%. O intervalo de previsões foi de -0,90% a +0,80%.

Na comparação com novembro de 2012, as vendas do varejo tiveram alta de 7,0% em novembro de 2013. Nesse confronto, as projeções variavam de 3,8% a 7,0%. No acumulado de janeiro a novembro de 2013, as vendas do varejo restrito registraram alta de 4,3% e, em 12 meses, a expansão foi de 4,4%.

O volume de vendas da atividade de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceu 5,7% em novembro do ano passado, em relação ao mesmo mês de 2012. Com isso, o segmento exerceu o principal impacto sobre o total vendido pelo varejo, responsável por 40% da taxa de 7,0% de crescimento nas vendas do comércio varejista, na mesma base de comparação.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 1,3% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam um resultado de -1,5% a 1,5%, com mediana de 0,35%.

Na comparação com novembro de 2012, as vendas do varejo ampliado tiveram alta 5,7% em novembro de 2013, no teto das projeções (+1,0% a 5,7%). No acumulado do ano, as vendas do comércio varejista ampliado tiveram uma alta de 3,6%, e, em 12 meses, houve aumento de 3,8%.

Média móvel. A alta de 0,7% nas vendas do comércio varejista em novembro fez a média móvel trimestral do setor ficar em 0,5% no mês, segundo a Pesquisa do IBGE. Em outubro, a média móvel das vendas no varejo tinha sido de 0,6%.

O IBGE revisou ainda a taxa do volume de vendas no comércio varejista em outubro ante setembro de 2013, de 0,2% para 0,3%. A taxa de julho ante junho também foi revisada, de 2,1% para 2,0%. Já o volume de vendas do varejo ampliado em outubro ante setembro de 2013 foi revisado de 1,8% para 2,0%.

Receita nominal. A receita nominal do comércio varejista aumentou 1,1% na passagem de outubro para novembro de 2013, segundo o IBGE. Como resultado, a média móvel trimestral da receita ficou em 0,9% no trimestre encerrado em novembro. Na comparação com novembro de 2012, a alta foi de 13,8%. No ano, a receita acumulou alta de 12,0%, e, em 12 meses, aumento de 11,9%.

No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, a receita nominal teve aumento de 1,7% em novembro ante outubro. A média móvel trimestral ficou em 1,3% em novembro. Na comparação com novembro de 2012, houve expansão de 11,3%. No ano, a receita acumulou alta de 8,8%, e, em 12 meses, crescimento de 8,7%.

Taxas positivas. Na passagem de outubro para novembro, o comércio varejista registrou taxas positivas em todos os seus segmentos, exceto na atividade de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio. O recuo no volume vendido pela atividade foi de 2,1%.

Já os resultados positivos foram verificados em Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,6%); Tecidos, vestuário e calçados (1,5%); Móveis e eletrodomésticos (1,5%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,1%); Combustíveis e lubrificantes (1,1%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,7%); e Livros, jornais, revistas e papelarias (0,6%).

No conceito ampliado, que inclui as atividades de veículos e material para construção, o destaque foi a alta de 2,5% nas vendas de Veículos e motos, partes e peças. O segmento de Material de construção teve crescimento de 0,5%.


Nenhum comentário foi encontrado para esta notícia.




Fale conosco!

Acompanhe todas as novidades do mundo da contabilidade.

Seu e-mail não será utilizado para envio de spam. Para mais informações, leia POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

Vídeos

Veja mais vídeos acessando aqui através do nosso canal no YouTube.

Acessar Sistema

Fopag

2013 | Mirim Contábil | Assessoria e Consultoria
Desenvolvimento: Valore Marketing