29Aug 14

PIB cai no segundo trimestre do ano e mostra que Brasil está em recessão

A queda do PIB do primeiro semestre decorreu principalmente da retração de 5,3% dos investimentos produtivos e da contração de 1,5% da indústria.

A economia brasileira parou. O Produto Interno Bruto (PIB) do país no segundo trimestre do ano caiu 0,6%, mostrando que o Brasil está em recessão. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou os dados nesta manhã de sexta-feira (29/8) também no primeiro trimestre houve queda de 0,2%. Desde 2009, o Brasil não registrava recessão econômica, ou seja, retração por dois trimestres consecutivos.

No acumulado do primeiro semestre do ano, o PIB registra alta de 0,5%. Nos últimos 12 meses, elevação de 1,4%. Em junho, o PIB calculado pelo IBGE atingiu 1,27 trilhão de reais. A agropecuária teve variação positiva de 0,2%, enquanto a indústria caiu 1,5% e os serviços recuaram 0,5%. O desempenho negativo do comércio foi de 2,2%.

A maior queda, contudo, foi dos investimentos. A Formação Bruta de Capital Fixo despencou 5,3% no segundo trimestre do ano em relação ao trimestre anterior. Em relação ao segundo trimestre de 2013, os investimentos tiveram uma queda 11,2%. A taxa de investimento em relação ao PIB passou de 18,1% para 16,5%.

O consumo das famílias vem numa desacelaração constante, mas ainda tem números positivos, embora muito fracos. No segundo trimestre de 2014, cresceu apenas 0,3% sobre o trimestre anterior. Na comparação com o segundo trimestre de 2013, o crescimento é de 1,2%.

A queda do PIB do primeiro semestre decorreu principalmente da retração de 5,3% dos investimentos produtivos e da contração de 1,5% da indústria. Também o setor de serviços encolheu 0,5%. O resultado da economia entre abril e junho só não foi pior graças ao consumo das famílias, com ligeiro avanço de 0,3% e da agropecuária, que registrou expansão de 0,2%. Nem mesmo o governo conseguiu evitar a recessão. Os gastos diminuíram 0,7%.
Nenhum comentário foi encontrado para esta notícia.




LiveZilla Live Help

Tire suas dúvidas de forma rápida com nossos consultores!

Fale conosco!

Acompanhe todas as novidades do mundo da contabilidade.

Seu e-mail não será utilizado para envio de spam. Para mais informações, leia POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

Vídeos

Veja mais vídeos acessando aqui através do nosso canal no YouTube.

Acessar Sistema

Fopag

2013 | Mirim Contábil | Assessoria e Consultoria
Desenvolvimento: Valore Marketing