20Nov 13

Índice de Clima Econômico do Brasil volta a melhorar, aponta FGV

Fonte:
O subíndice de Expectativas, que analisa a situação econômica do país nos próximos seis meses, apresentou o maior avanço, ao passar de 4,2 para 5,3 pontos no período.

O Índice de Clima Econômico (ICE) do Brasil voltou a subir em outubro depois de registrar uma queda em julho. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o índice, calculado com base em análises de especialistas do país, passou de 3,8 pontos em julho para 4,8 pontos em outubro deste ano.


O subíndice de Expectativas, que analisa a situação econômica do país nos próximos seis meses, apresentou o maior avanço, ao passar de 4,2 para 5,3 pontos no período. O subíndice da Situação Atual, que avalia o momento presente da economia, também subiu: de 3,3 para 4,2 pontos.


Segundo a pesquisa, a economia brasileira está na fase de “recuperação”, uma vez que o subíndice de Expectativas é superior a 5 pontos e o subíndice da Situação Atual está abaixo de cinco pontos. De acordo com os critérios da FGV, as outras fases são: expansão (quando os dois subíndices estão acima de 5 pontos), recessão (quando ambos estão abaixo de 5 pontos) e piora (quando o subíndice de Expectativas está abaixo de 5 pontos e o subíndice da Situação Atual supera 5 pontos).


A nota brasileira está acima da média da América Latina, que ficou em 4,4 pontos em outubro, mas abaixo da obtida por seis dos dez países analisados: Paraguai (6,4 pontos), Peru (6), Colômbia (5,7), Bolívia (5,4), Chile (5,2) e Equador (5).


A média mundial do ICE (5,5) ficou acima da brasileira. Entre os Brics - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -, a nota brasileira só perdeu para a chinesa (5,6 pontos), ficando acima da Índia (4,5), Rússia (3,9) e África do Sul (3,8).

Nenhum comentário foi encontrado para esta notícia.




LiveZilla Live Help

Tire suas dúvidas de forma rápida com nossos consultores!

Fale conosco!

Acompanhe todas as novidades do mundo da contabilidade.

Seu e-mail não será utilizado para envio de spam. Para mais informações, leia POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

Vídeos

Veja mais vídeos acessando aqui através do nosso canal no YouTube.

2013 | Mirim Contábil | Assessoria e Consultoria
Desenvolvimento: Valore Marketing