24Sep 14

Consumidor mostra mais confiança em setembro, diz a FGV

A confiança do consumidor subiu 0,7% em setembro, após cair 4,3% em agosto e subir 3,0% em julho, sempre na comparação com o mês imediatamente anterior, revelou nesta quarta-feira, 24, a Fundação Getulio Vargas (FGV) ao divulgar o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), na série com ajuste sazonal. Em setembro, o indicador, calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos (quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), fechou em 103,0 pontos. Em relação a setembro de 2013, houve queda de 9,5% do ICC.
 
"Após um período de queda acentuada da confiança dos consumidores até maio, os resultados se tornaram mais voláteis e por isso, devem ser analisados com cautela. Em setembro, a melhora deve-se a uma diminuição do pessimismo com a economia nos meses seguintes, possivelmente relacionada a uma redução de incertezas com o final do período eleitoral", informou a FGV, em nota. 
 
O resultado foi influenciado apenas pela percepção em relação ao futuro, já que a avaliação sobre o momento atual continuou piorando. O Índice de Situação Atual (ISA) mostrou queda de 2,2% ao passar de 107,2 pontos para 104,8 pontos, o menor nível desde maio de 2009. No mês passado, o índice já havia recuado 5 1%. 
 
Já o Índice de Expectativas (IE) subiu 2,1%, de 100,1 pontos para 102,2 pontos, o melhor resultado desde abril deste ano. Em agosto, o indicador havia caído 1,1%. O levantamento abrange amostra de mais de dois mil domicílios em sete capitais, com entrevistas entre os dias 1º e 20 de setembro.
Nenhum comentário foi encontrado para esta notícia.




LiveZilla Live Help

Tire suas dúvidas de forma rápida com nossos consultores!

Fale conosco!

Acompanhe todas as novidades do mundo da contabilidade.

Seu e-mail não será utilizado para envio de spam. Para mais informações, leia POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

Vídeos

Veja mais vídeos acessando aqui através do nosso canal no YouTube.

Acessar Sistema

Fopag

2013 | Mirim Contábil | Assessoria e Consultoria
Desenvolvimento: Valore Marketing