20Jan 16

Ameaça ao setor de serviços

Fonte: DCI - SP
Reforma do PIS e da Cofins acenada pelo governo vai piorar situação.

Os empreendimentos, principalmente de serviços, passam por sérias complicações para se manter em atividade. E enquanto as empresas se veem forçadas a demitir, o governo acena com a possibilidade de aumento de tributos.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) confirmam o saldo negativo. Setembro, por exemplo, foi o sexto mês consecutivo em 2015 e o pior resultado no acumulado anual desde 1995 - que considera a série histórica iniciada em 1992. Foram 95.602 vagas fechadas no mês, contra 67 mil uma década atrás.

Em vez de incentivar o empreendedorismo, o governo estuda o aumento da tributação com a unificação do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) . A mudança impacta diretamente as empresas de serviços, que gastam entre 40% e 50% do faturamento em mão de obra e encargos trabalhistas.

Se aprovada, a proposta aumentará em média 104% os tributos do setor. O percentual foi apurado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em pesquisa encomendada pela Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon).

Como presidente da Federação, entendo que o aumento pode levar o empresário à informalidade - fator que interfere na arrecadação do governo. E os prestadores de serviços, que se mantinham longe do topo da lista dos que mais demitem, são os principais responsáveis pelas perdas de setembro, com 33.535 postos a menos em 30 dias.

O impacto maior incide sobre os pequenos empresários. Sem ter de onde cortar mais gastos, resta demitir funcionários. A Fenacon, por exemplo, representa 400 mil empresas no Brasil. Se cada uma fechar um posto de trabalho, haverá 400 mil novos desempregados.

Por Mario Berti, presidente da Fenacon
Nenhum comentário foi encontrado para esta notícia.




LiveZilla Live Help

Tire suas dúvidas de forma rápida com nossos consultores!

Fale conosco!

Acompanhe todas as novidades do mundo da contabilidade.

Seu e-mail não será utilizado para envio de spam. Para mais informações, leia POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

Vídeos

Veja mais vídeos acessando aqui através do nosso canal no YouTube.

2013 | Mirim Contábil | Assessoria e Consultoria
Desenvolvimento: Valore Marketing